segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Voltei de uma campanha. E agora?


Nas campanhas da idade média (e nas de RPG) quando os grandes lordes, ou até os reis, reuniam seus grandes exércitos e saíam em combates pelas terras do mundo, isso podia durar semanas. Ou meses. Ou anos. De qualquer modo, você acha que quando o cara volta pra sua vila, encontra sua esposa, que não o traiu (até parece), todo mundo o cumprimenta, e acaba com um final feliz?

Não.

Um exemplo disso é o carinha aqui embaixo, o Lúcio, de Roma, que voltou pra casa e encontrou uma cidade onde quase ninguém o conhecia, uma esposa que não o reconhece mais, uma filha que foi engravidada por um filho de um pastor rico, e assim por diante. Não é fácil não. 

Agora, uma pergunta: tem como aproveitar a situação em uma mesa de RPG? Vamos ver!

O centurião corno (ou não)


          Vou falar disso depois, mas não saia ainda. Vou falar um pouco sobre o retorno das campanhas militares. Campanhas eram uma coisa complicada, se você tinha família. Ficando anos fora de onde mora, longe da sua família, as coisas mudam. Era tipo ter um pai, ou marido policial. Vou botar esposa no meu caso, já que sou homem, e bem hétero, rsrs. Mais aí, você tem uma esposa policial. Como você vai saber se ela vai voltar aquela noite? Mas mude a pergunta para "Como você vai saber se ela vai voltar?" Isso era o que acontecia em uma campanha.

O Retorno de Martin Guerre
Um bom exemplo é o filme O Retorno de Martin Guerre, que mostra um soldado da frança medieval, Martin Guerre, que retorna para casa após passar vários anos na guerra. Ninguém mais no pequeno vilarejo onde nasceu o reconhece. Pior, as pessoas desconfiam que ele não seja o verdadeiro Martin, ainda que ele prove que sabe tudo sobre sua família e amigos. Até mesmo os detalhes mais incomuns. Esse filme é um ótimo exemplo para o que acontece nessas campanhas. 

Outro exemplo é o Lúcio lá de cima, um centurião que após voltar pra Roma, (que aliás é o nome da série) Vê a mulher dele com um bebê nos braços. Como todo bom homem, ele logo achou que a mulher tinha outro marido, que já tinha outro filho (Mas ele descobre que aquele bebê era da filha mais nova dela com um filho de um pastor rico). Assim, por algum tempo, a esposa e as filhas (que nunca conheceram o pai) começa a tratá-lo como um estranho, até com medo dele.


Agora, como eu uso isso em uma mesa de Repegê? Veja abaixo.

Campanha Militar = Campanha de RPG: Primeiro, trate a campanha de RPG como uma campanha militar. "Um pai de família resolve ser aventureiro, pra trazer tesouros nunca antes vistos para sua família. O cara fica três anos chutando portas, sentando a lança em goblins e etc, e volta carregado de ouro. E quando chega á vila, sua mulher é casada com o prefeito, seu filho está na cadeia por roubo e todos da vila o desprezam ao mesmo tempo que tem pena dele." Esse é o pior exemplo do que pode acontecer.

Nem sempre todo mundo volta: Seguindo o exemplo acima: "Valden (o nome do pai de família aí em cima) se junta á Styr, um ladino, e Ilírio, um mago. Depois de três anos juntos, só Valden e Ilírio voltam vivos. E Styr tinha uma jovem esposa esperando por ele, que nem sabe que o marido morreu." Nesse caso, Valden e Ilírio teriam que consolar a família de Styr, talvez até pagar um valor para a família, nesse caso o que Styr adquiriu naqueles três anos.

Pelo amor de Pelor, eu tô velho: Outra coisa a considerar é: Se o cara fica muitos anos se aventurando, logo ele vai ficar velho, digo, o tempo vai passar. Como é o aniversário dele? O tempo vai afetar as habilidades do personagem? Isso tudo deve ser considerado.

O que eu faço quando o ouro acabar?: Depois de uma campanha, com todo o ouro e reputação conseguidos, além da experiência, em quanto tempo tudo vai acabar? O personagem (nesse caso o jogador) vai gastar tudo em casas, roupas, mulheres, ou vai racionar, comprando uma coisinha aqui e ali? Gastos rápidos e grandes chamam atenção. Será que o personagem vai ser assassinado de noite?

Bom, espero ter entretido alguém com essas perguntas e fatos. Seria legal considerar tudo isso. Agora comente, por gentileza, que eu vou fazer algo e depois dormir. Amanhã tem sessão de mundo perfeito pra mestrar (só o playtest).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Parceiros

Direitos Autorais

Atribuição-NãoComercial-SemDerivados CC BY-NC-ND

Esta licença permite que você copie nossas obras e compartilhem-nas desde que deem crédito a nós, não as alterem ou façam uso comercial delas.